Apresentação

Centro Humilde de Caridade São Lázaro

Fundador: Babalorixá Tenente Barrroso (José Barroso dos Santos)
Responsável: Iyalorixá Maria Nilza Barroso dos Santos
Localização: Travessa Cariolando, Bairro das Quintas, Natal-RN

O Centro Humilde de Caridade São Lázaro foi fundado pelo Babalorixá José Barroso dos Santos, mais conhecido por Tenente Barroso, no bairro das Quintas, em Natal-RN, no ano de 1966, conforme registro da ata de fundação.

No entanto, dois anos antes (1964), viaja para a cidade de Salvador (Bahia) e faz sua iniciação e obrigações na nação Ketu, para o orixá Obaluaiê, com o babalorixá Deocleciano Braga de Almeida, baiano de Cachoeira, em seu candomblé localizado na Rua da Lama, bairro Vasco da Gama.

Inicialmente Barroso realiza semanalmente, em sua residência, uma mesa de oração e cura, mas após a abertura do Centro, passou a cultuar os orixás, os caboclos, realizar sessões de cura, toque semanais e as festas para os orixás e as entidades espirituais.

Ao longo dos anos passou a ser conhecido e respeitado na região em que morava, o bairro das Quintas. Teve um papel importante na relação do bairro com a esfera política da cidade. O CHCSL era visitado pelo prefeito e vereadores municipais, além de pais e mães de santo, como registrado nas atas e em fotografias. O babalorixá, participou, ainda, da direção da Federação Espírita de Umbanda do RN e foi responsável por um programa semanal em uma rádio local.

Tenente Barroso era filho de agricultores, nascido na zona rural do município de Canguaretama-RN e ainda na juventude migrou com os pais, para a capital, em busca de melhores condições de vida. Fez carreira militar na Marinha, de onde saiu para a reserva. Foi casado com Josefa Barbosa dos Santos, com quem teve nove filhos.

O babalorixá Tenente Barroso faleceu no dia 23 de novembro de 1992, aos 72 anos de idade. br Atualmente seu espólio, que inclui o terreno e a edificação construída para as atividades religiosas, são objeto de disputa judicial por membros da família.

Desenho produzido por José Clewton do Nascimento para a capa do livro “Egbé: Ancestralidades, articulações e patrimônio” (Assunção, 2023).

Projeto Arquitetônico (Assunção, M.R.L, 2017). Planta baixa do Centro Humilde de Caridade São Lázaro.

Fotografia do Centro Humilde de Caridade São Lázaro (2017)

Fotografia do Centro Humilde de Caridade São Lázaro (2017)

Estatuto do Centro Humilde de Caridade São Lázaro publicado no Diário Oficial do Estado do RN, edição de 28 de novembro de 1968. Inscrito no Registro Civil das Pessoas Jurídicas da Comarca de Natal, no Livro Próprio A, n.6, às folhas 132-133, sob n. de ordem 906, em data de 5 de dezembro de 1968.

Diário Oficial. Prefeitura do Natal. Lei N. 2.273, de 14 de julho de 1975. Reconhece de utilidade pública o Centro Humilde de Caridade São Lázaro.