Fundador: Pai Geraldo Guedes
Lideranças: Pai Cleone Guedes e Iyalorixá Josefa Guedes
Localização: Rua Jardim Brasília, 141, Bairro Nossa Senhora de Nazaré, Natal-RN
Geraldo Guedes Marinho nasceu no município de Nova Cruz-RN, no ano de 1921 e faleceu em Natal, no dia 28/10/2013, aos 92 anos de idade. Filho de pais católicos, por volta da idade de treze anos começou a sentir problemas de saúde, logo identificado como doença espiritual. Mais tarde, aos vinte anos de idade, já morando em Natal e trabalhando na SUCAM (Superintendência de Campanhas de Saúde Pública), conheceu Joaquina de Aguiar, com a qual passou a trabalhar e foi enjuremado. Joaquina de Aguiar, mais conhecida por mãe Quininha, não tinha terreiro aberto, trabalhava em sua residência situada na Avenida 7 (Rua dos Caicós) com a rua Baraúnas, no bairro do Alecrim, atendendo a uma clientela, em uma “mesa de chão”. Como lembra pai Geraldo Guedes em entrevista (1991), “não tinha toque, ela defumava o filho com cachimbo, com rosário, com peixeira, com faca e tesoura cruzada”. Era uma época em que a religião “se dava escondida, no silêncio, no mato”.
Durante 14 anos acompanhou os trabalhos realizados por mãe Quininha, tornando-se o seu principal aprendiz e discípulo. Posteriormente, foi trabalhar na casa de Tenente Andrade (bairro de Lagoa Seca) e no barracão de Tertulina (bairro do Alecrim), onde conheceu mãe Josefa. Mas foi após a criação da Federação, em 1963, que pai Geraldo, junto com mãe Josefa assumem os trabalhos no barracão de Tertulina, localizado na Avenida 1 (atual Avenida Presidente Quaresma, Alecrim), depois transferido para a Avenida 3 (Rua Presidente José Bento, Alecrim) e por ultimo (1966) para o local onde hoje se encontra o Centro, no bairro de Nossa Senhora de Nazaré.
Durante mais de seis décadas, pai Geraldo Guedes, com apoio dos seus principais guias – Caboclo Aracati, mestra Joaquina de Aguiar e mestre Otacílio da Casqueira – conduziu com zelo o Centro Espírita de Umbanda Caboclo Aracati. Aos 88 anos de idade, com problemas de saúde, Geraldo Guedes transferiu para sua esposa e seu filho biológico, Iyalorixá Josefa Guedes e Pai Cleone Guedes, a condução dos trabalhos na sua casa religiosa.
Iyalorixá Josefa Guedes, umbandista e juremeira. Pai Cleone Guedes consagrado na jurema, em 1995, por pai Freitas de Benedito Fumaça (Severino Willian Freitas). Mãe Josefa e Pai Cleone fizeram o santo no candomblé ketu com Babá Marcelo de Òbáluàiyé (Marcelo Galvão).
Entrada do Centro Caboclo Aracati (Foto Luiz Assunção), 2013
Pai Geraldo Guedes e Iyalorixa Josefa Guedes (Fotógrafo desconhecido)
Pai Geraldo Guedes (Foto Luiz Assunção), 2009
Iyalorixa Josefa Guedes (Foto Luiz Assunção), 2012