Apresentação

Tenda Espírita Iemanjá Ogum-Té

Fundadora: Iyalorixá Lúcia Flor
Liderança: Iyalorixá Cremilda de Oxumarê (Cremilda dos Santos)
Localização: Av. Tomaz Landim 130, Bairro de Igapó, Natal-RN

A Tenda Espírita Iemanjá Ogum-Té foi fundada no início dos anos de 1960, pela iyalorixá mãe Lúcia Flor, em um terreno de propriedade de sua família, localizado na então vila de Igapó. O terreno foi dividido em duas partes: uma para a construção da Tenda e a outra parte doada para a igreja católica, onde anos depois foi erguida a capela para São Tomé. Mãe Lúcia Flor foi iniciada para Iemanjá Ogum-Té, no ritual nagô do candomblé pernambucano, pelo conhecido babaláwo Júlio Gomes Moreira.

Durante quarenta anos esteve à frente da casa religiosa, das atividades espirituais e assistenciais, como a criação de uma creche para atendimento as crianças da comunidade. Com o falecimento da iyalorixá, em 21 de outubro de 1998, o espaço religioso é transferido para mãe Cremilda de Oxumarê, por determinação da própria fundadora da casa, assumindo o compromisso de dar continuidade a sua obra social e espiritual.

Mãe Cremilda de Oxumarê (Cremilda dos Santos) é natural da cidade de Natal, nascida no ano de 1953. Proveniente de família católica, ainda na infância, ao apresentar “sinais de mediunidade”, foi levada (1964) pelos pais, para casa de Mãe Lúcia, visando o desenvolvimento espiritual. Anos depois (1975) faz iniciação com Mãe Lúcia e Pai Biu (Severino Manoel Inácio) para Oxumarê e consagração na jurema para o mestre Caldeirão Sem Fundo.

Mãe Cremilda segue a tradição do candomblé nagô pernambucano, cultuando os orixás e a jurema. Enquanto liderança da comunidade realiza os respectivos rituais religiosos e atende aos que a procura para a cura espiritual, o jogo de búzios e leitura de cartas. Dedica-se, ainda, a ações sociais realizadas no bairro, como campanhas e distribuição de sopas. Mãe adotiva de pai Aderbal, pai Thiago Lúcia, Jaqueline, Renato e Pedro Vítor.

Iyalorixá mãe Lúcia Flor, fundadora da Tenda Espírita Iemanja Ogum-Té (Fotógrafo desconhecido)

Tenda Espirita Iemanja Ogum-Té (Foto Luiz Assunção, 2004)